Sobre o evento


Em sua quarta edição, os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) reúnem, do dia 22 de novembro a 1 de dezembro, diversos eventos simultâneos que, além de promoverem centenas de conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, divulgam os milhares de trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores da graduação, pós-graduação e colégios técnicos.

No ano de 2022, o SIUFPI escolheu como tema “Despertar a ciência para as novas gerações”. O objetivo é difundir o benefício da ciência na vida cotidiana e reconhecer seu valor como critério norteador de boas políticas públicas. Neste sentido, conforme escreveu a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, não é possível supor que lideranças sejam influenciadas pelo saber científico se o público em geral ignora o valor da ciência ou a metodologia que a ciência emprega para chegar a conclusões e resultados. Contudo, para que a evidência científica seja base relevante e imparcial para a tomada de decisões, é indispensável que seja desenvolvida com altos padrões de integridade e qualidade. A Universidade Federal do Piauí pretende desmistificar e difundir o saber científico, debater padrões e paradigmas no ensino da ciência, produzir tecnologias e estratégias inovadoras para solução de problemas. Pretende, finalmente, contribuir para que a opinião pública perceba como a ciência é essencial para uma boa qualidade de vida.

Durante o SIUFPI, além da programação de palestras, é possível conhecer os trabalhos desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Destacam-se projetos de iniciação científica, projetos de extensão, mostras de comunidades, artigos científicos, dissertações e teses que condensam a riqueza do saber construído e compartilhado pela Universidade. Ao encerrar o evento, são premiados os melhores trabalhos desenvolvidos em centenas de categorias.

Os participantes poderão se inscrever em diversos seminários, tais como o XII Seminário de Extensão e Cultura, a IX Mostra de Comunidades, o XXXI Seminário de Iniciação Científica, XIV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o III Seminário de Ensino de Graduação, o III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI, o VI Ciclo de palestras da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e o IX Seminário de Assistência Estudantil. Após o encerramento, os certificados estarão disponíveis no site do SIUFPI e as regras de submissão de trabalhos obedecerão às chamadas publicadas pelas comissões executivas de cada evento.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 1 de novembro. A Coordenação Geral do SIUFPI convida alunos, professores e pesquisadores de todas as instituições de ensino a engrandecer este evento.


Teresina, 7 de outubro de 2022.


DEBORAH DETTMAM MATOS

Coordenadora Geral do SIUFPI